Uruguai: marcha LGBT descumprirá norma anti-covid e sairá às ruas

Organização afirma que não vê fundamento científico para proibição

Publicado em 07/09/2021
marcha por la diversidade uruguay parada montevidéu
Evento não foi cancelado em 2020. Foto: Marcha por la Diversidad

O coletivo organizador da Marcha pela Diversidade, em Montevidéu, enfrentará proibição sanitária contra covid-19 e sairá às ruas na sexta 24, às 19h. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

No início de agosto, ativista anunciaram o evento mesmo com normas governamentais que impedem aglomeração.

Nesta segunda, após não conseguir liberação, a organização afirmou que não respeitará o veto e voltou a convocar a comunidade para o ato. 

Em carta aberta, o coletivo criticou a base para a proibição. 

"Não existe evidência científica que permita considerar que haja mais possibilidade de propagação do covid-19 na Marcha pela Diversidade do que em festas pela Noite da Saudade ou em avenidas de pedestres."

A Noite da Saudade (Noche de la Nostalgia) é feita sempre em 24 de agosto para celebrar a independência do país, que faz o dia 25 ser feriado. 

O evento, não realizado em 2020, é repleto de festas pela cidade. Neste ano permitiu-se algumas atividades com observação a regras sanitárias, tais como entrada de pessoas imunizadas e sem lotar os lugares. Ainda houve celebrações apenas virtuais. 

Em outro trecho do texto, a organização da marcha afirmou que o veto do governo é feito porque o evento ativista, ao contrário da Noite da Saudade, não gera dinheiro, o que justificaria a falta de interesse em ceder a autorização. 

A carta é encerrada com a frase "Frente a um estado ausente, nossa luta estará presente". 

A concentração será realizada no cruzamento da vias Paysandú e Libertador. 

Em 2020, a marcha, que é sempre feita na noite da última sexta de setembro, foi presencial.

No ano passado, o Uruguai foi o único país da América do Sul sem cancelamentos gerais de paradas LGBT por conta da pandemia por a situação na época não estar grave.

Entretanto, em 2021, o cenário inverteu-se e a taxa de mortes por covid na nação chegou a ser uma das maiores do mundo, superando o Brasil inclusive. 

Atualmente, 77% da população tomou a primeira dose da vacina e 73% está com a imunização completa.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.