Nigéria liberta 69 pessoas que compareceram a casamento gay

Todas tiveram de pagar fiança no valor de cerca de R$ 3.200

Publicado em 21/09/2023
homofobia nigeria
País criminaliza homossexuais que tentarem se unir com pena de 14 anos de prisão

Um tribunal da Nigéria libertou, sob fiança, 69 pessoas que estiveram presentes em uma cerimônia de casamento homossexual

Curta o Guia Gay no Instagram

O evento foi realizado no fim de agosto em Ekpan, no sul do país africano.

Segundo a agência Reuters, na decisão da terça-feira 19, o juiz determinou fiança de 500 mil nairas (cerca de R$ 3.200) para cada um dos detidos.

Os suspeitos, que não compareceram ao tribunal, foram obrigados a assinar um registo no tribunal da cidade de Warri uma vez por mês até à próxima audiência, disse o advogado Ochuko Ohimor, que representa todo o grupo de pessoas.

Ainda assim, os promotores de Justiça se opuseram à fiança na intenção de deixá-los presos. De acordo com Ohimor, o tribunal decidiu que os suspeitos tinham direito à fiança porque não enfrentavam um crime capital.

Desde 2013, vigora na Nigéria - a nação mais populosa do continente - lei que pune com 14 anos de prisão quem tentar se unir a alguém do mesmo sexo. Convidados da cerimônia são considerados cúmplices e podem enfrentar 10 anos de detenção.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.