Cidades japonesas aprovam leis que proíbem tirar LGBT do armário

Tragédia há oito anos motivou lei que se espalha pelo país

Publicado em 24/10/2023
Japão e gays
Japão ainda tem muito a conquistar em direitos LGBT

Cada vez mais municípios japoneses têm aprovado leis que proíbem a divulgação ou revelação da orientação sexual e identidade de gênero de alguém sem seu consentimento.

Curta o Guia Gay no Instagram

Nos últimos três anos, o número de municípios que aprovaram decretos sobre o assunto quintuplicou e chegou a 26 em 12 províncias japonesas, segundo um instituto de pesquisas local.

A medida reforça uma lei promulgada em junho que ajuda a promover a compreensão sobre minorias sexuais, mas que não abordava o "outing".

Segundo o site Kyodo News, em 2015, um estudante de pós-graduação se jogou do prédio de uma universidade após sua orientação sexual se tornar pública.

Três anos depois, a cidade de Kunitachi, onde fica a universidade, foi a primeira do país a aprovar lei que veta o "outing" de pessoas da comunidade LGBT.

No Japão, a homossexualidade ainda é um grande tabu. Há leis que proíbem a discriminação no trabalho somente em algumas cidades, como Tóquio. O casamento gay não é legalizado, nem adoção por casais homossexuais. Em algumas regiões pode-se conseguir um certificado de parceria civil que garante alguns direitos a casais de mesmo sexo.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 

Tags: japao

Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.