Tribunal do Japão decide que proibir união gay é inconstitucional

Três cortes tomaram decisões firmes a respeito da proibição

Publicado em 15/03/2024
Japão reconhece que é inconstitucional proibir casamento gay
Pesquisas mostram que população é a favor, mas governo é contra a união gay. Foto: Reuters

Na quinta-feira 14, o Tribunal Superior de Sapporo, no norte do Japão, decidiu que a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo é inconstitucional.

Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram

Trata-se da primeira decisão de um tribunal de apelações sobre o tema.

Presidente do tribunal, Kiyofumi Saito disse que permitir que apenas casais heterossexuais se casem carece de fundamentos razoáveis, descrevendo-o como "discriminatório" em violação ao Artigo 14 da Constituição que consagra o direito à igualdade. 

Saito também apontou que casais do mesmo sexo que não podem se casar enfrentam desvantagens significativas em termos de proteção legal e benefícios. 

Até esta quinta-feira, sete tribunais emitiram pareceres sobre a constitucionalidade ou não do veto às uniões homossexuais. Além de Sapporo, outros dois tribunais também definiram que a proibição é inconstitucional.

Outras três cortes, incluindo o Tribunal Distrital de Tóquio, foram mais brandos nos termos e disseram que a proibição está em um "estado de inconstitucionalidade" devido à falta de proteção legal para casais homossexuais.

Uma sétima decisão, a do Tribunal Distrital de Osaka, declarou que o veto é constitucional.

Segundo a agência Reuters, apesar de 70% da população da capital japonesa ser favorável às uniões gays e lésbicas, o Partido Liberal Democrata (PLD), do primeiro-ministro Fumio Kishida, é uma mais fortes oposições ao assunto.

Em 2022, governo da cidade de Tóquio aprovou projeto que reconhece parcerias entre o mesmo sexo para garantir alguns direitos, tais como alugar imóvel juntos e visitação hospitalar.

Na Ásia, o único país a regularizar as uniões homossexuais foi Taiwan.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.