Covid-19 faz EUA diminuir período sem sexo para gay doar sangue

Entidade LGBT declarou, no entanto, que luta continua até regra ser igual para todos

Publicado em 03/04/2020
Política de doação de sangue de gays muda nos Estados Unidos por causa da pandemia da Covid-19
Mudança foi motivada pela falta de doadores de sangue durante quarentena

A política de doação de sangue nos Estados Unidos acaba de ser mudada por causa da Covid-19.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Assim como Brasil, por lá a pandemia do novo coronavírus também fez diminuir bastante o número de doações de sangue já que milhões de pessoas estão confinadas em casa.

Mais
>>> Médico com Covid-19 morre nos braços do marido

Frente a esse cenário, a The Food and Drug Administration (FDA), órgão nos Estados Unidos que poderia ser comparado à Anvisa no Brasil, anunciou que diminuiu o período sem sexo que gays e homens bissexuais deverão cumprir para poder doar sangue.

Nos Estados Unidos (assim como no Brasil, Reino Unido e outros países), homens que fazem sexo com homens só podem doar sangue se não tiverem feito sexo 12 meses antes da data da coleta. 

Esse "celibato" gay diminuiu: a agência determinou novo prazo que agora é de três meses. Ou seja, por lá, um gay ou bissexual que tenha transado pela última vez em janeiro já não teria mais seu sangue recusado em abril.

A determinação passa a valer imediatamente e também inclui pessoas que fizeram tatuagens e piercings e mulheres que fizeram sexo com gays ou homens bissexuais. A medida continuará valendo após a pandemia cessar.

"Com base em estudos recentemente concluídos e dados epidemiológicos, concluímos que as políticas atuais sobre a elegibilidade de certos doadores podem ser modificadas sem comprometer a segurança do suprimento de sangue", disse o diretor do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA, Peter Marks, em comunicado.

De acordo com Marks, dezenas de milhares de pessoas agora podem ser elegíveis para doarem sangue.

A Human Rights Campaign, uma das maiores entidades LGBT norte-americanas, comemorou a conquista, mas ressaltou que a luta continua.

"Embora essa decisão seja um passo na direção certa, ela ainda se baseia mais em preconceito do que na ciência", afirmou o presidente da ONG, Alphonso David, segundo a ABC News. "Isso é um progresso da FDA. Mas nosso trabalho ainda não está concluído."

Mulheres lésbicas e bissexuais e homens héteros não sofrem nenhuma quarentena para doar sangue.

No Brasil, a política continua sendo a mesma que vigorava nos Estados Unidos até então: 12 meses sem sexo para homens gays e bissexuais. O caso está no Supremo Tribunal Federal para julgamento. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.