O ator Ricardo Macchi revelou que foi para a geladeira da TV Globo por se recusar a jogar o jogo de conchavos que vigorava na emissora e não ceder a investidas de um diretor.
"Eu acho que eu fui muito radical em ir contra o que eu assistia ali de assédio moral... Os anos 90 foi (sic) uma época muito triste de autoritarismo", afirmou o artista de 55 anos ao podcast Papagaio Falante.
Ele continuou: "E eu não entrei... Porque, assim, a melhor forma de você lidar (...) você tinha que ter um amigo... o podutor de elenco tinha que ser seu amigo pra apresentar você ra um diretor pro diretor ser seu amigo pra ele falar pro autor escrever pra você. Era como se você precisasse ser adotado pra poder continuar no mercado de trabalho e eu não fiz o que poderia ter feito, poderia ter tido uma maior flexibilidade moral pra aceitar determinas coisas."
Quando questionado por uma ouvinte do podcast se ele parou de atuar na TV por ter sido assediado por um diretor, Macchi respondeu afirmativamente.
"Sim, eu fui assediado violentamente. Eu fui chamado pra ir à casa de um diretor - isso eu não consigo falar porque envolve família e tal, eu fico com pena de filho, de esposa, então eu segurei esse rojão de não ter sido acolhido, não ter sido um projeto, mas isso eu evito [falar nomes]", disse o ator.
Macchi segue dizendo que o tal diretor o convidou a ir até sua casa dele "pra mostrar uns vídeos e tal" e que ele teve "habilidade" para se safar alegando que a namorado o esperava para jantar.
Perguntado se o diretor o prejudicou depois disso, Macchi afirmou que ele passou a não ser mais dirigido na novela - ele não revelou qual folhetim gravava na época, ma dá a entender que era a sua primeira, Explode Coração, de Glória Perez.
Na trama de 1995, o ator vivia o cigano Igor, um dos principais papéis masculinos e foi muito criticado pela sua atuação. A novela teve direção de Ary Coslov, Gracindo Júnior e Carlos Araújo e direção geral e de núcleo de Dennis Carvalho.
Ele seguiu contratado da Globo até fim de 2001 e, nesse tempo, atuou em Por Amor (1997) e fez participações em Malhação, Meu Bem Querer, Você Decide e Sai de Baixo.