Fred do Scooby-Doo é gay? Veja o porquê dos fãs acharem que sim

Detetive bonitão do desenho animado foi criado em ambiente 'tóxico' e ensinado a não ter sentimentos

Publicado em 24/09/2023
Fred do Scooby Doo é gay, dizem fãs do desenho
Fred comanda a trupe de amigos detetives que saem à caça de mistérios desde 1969

Um dos desenhos mais conhecidos do mundo, Scooby-Doo é envolto, há muito tempo, em especulações sobre a orientação sexual de Fred Jones, o líder da Mystery Incorporated.

Curta o Guia Gay no Instagram

O site Movieweb trouxe de volta este enigma e enumerou algumas razões pelas quais talvez o loirão seja gay.

Criado em 1969 por Joe Ruby e Ken Spears e produzido inicialmente pela Hanna-Barbera (desde 2001 pertence à Warner), o desenho acompanha quatro jovens - Fred, Daphne, Velma e Salsicha -, além do cachorro Scooby-Doo, que são contratados para elucidar mistérios.

Calmo, capaz de pensar com clareza e com ótimo senso de humor, Fred chama atenção pelo seu estilo com um lenço amarrado no pescoço. Uma parte dos fãs acredita que a preocupação com o visual denote a sexualidade do personagem.

No entanto, o desenho se passa em fim dos anos 1960 e durante a década de 1970, quando muitos homens usavam roupas que hoje parecem ser extravagantes.

A reportagem aponta que em vários episódios é mostrado que Fred cresceu em uma família governada pela "masculinidade tóxica" e que ele foi ensinado que homens não devem sentir. Por isso, quando Fred se sente muito oprimido, ele desmorona.

Seu relacionamento com Daphne perpassaria essa confusão de sentimentos. Em um episódio em que a ruiva é sequestrada, Fred perde o controle e questiona "por que ele não pode ser como os outros caras" e por que ele "deve sentir". Após refletir, ele dispara: "Não sou mais um cara".

Para alguns, a sequência foi feita para mostrar que ele tem sentimentos. Para outros, seria ele se aceitando como gay.

A publicação aponta que no episódio seguinte essa saída do armário fica mais evidente quando ele implora a Velma e Daphne que o inclua em suas "conversas de meninas".

Sarah Michelle Gellar, que viveu Daphe em dois filmes da franquia - em 2002 e 2004 - comentou que uma das cenas gravadas e cortadas mostrava seu personagem se referindo de maneira preconceituosa a Fred dizendo que o lenço o "faz parecer gay". 

A atriz também contou que um beijo entre Daphe e Velma (Linda Cardellini) foi excluído.

Já sobre Velma, sempre existiu mais certezas do que especulações de que o personagem era homossexual. Na animação Scooby Doo! Gostosuras ou Travessuras (2022), Velma ganha um interesse romântico, a figurinista Coco Diablo.

Talvez um dia a questão da suposta homossexualidade de Fred se esclareça (ou não), mas, por enquanto, ficamos com um dos bordões do personagem: "Temos mais um mistério em nossas mãos!" 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.