'Fogo Fátuo': musical gay de João Pedro Rodrigues ganha trailer

Longa português fala de rei que queria ser bombeiro e que se apaixona por seu treinador

Publicado em 08/07/2023
Mauro da Costa e André Cabral são casal gay no filme Fogo Fátuo
André Cabral e Mauro da Costa vivem os protagonistas do longa português

Novo trabalho do cineasta português João Pedro Rodrigues, Fogo Fátuo teve trailer e pôster divulgados.

Curta o Guia Gay no Instagram

Trata-se de uma comédia musical que se passa no futuro sobre um rei que, em seu leito de morte, lembra-se que na juventude almejava ser bombeiro.

Ao conhecer seu instrutor, o homem percebe que surge um sentimento entre eles e que mudará as suas vidas para sempre.

Mauro da Costa e André Cabral são casal gay no filme Fogo Fátuo

"Eu queria muito fazer uma comédia”, diz Rodrigues. “É o gênero mais difícil de se fazer, e é um gênero pelo qual sou muito atraído."

Ele continua: "Fogo Fátuo é uma comédia e um musical, mas, para mim, a descrição mais acurada é uma fantasia, pois o filme está muito próximo de um devaneio. O longa toca em temas muito concretos, da mesma forma que começa como uma ficção-científica, já que se passa em 2069. É isso que faz a minha abordagem da comédia algo meio excêntrico."

Mauro da Costa e André Cabral são casal gay no filme Fogo Fátuo

O cineasta, famoso por filmes como O Fantasma (2000) e O Ornitólogo (2016), comenta que partiu de estereótipos para trazer sua própria mudança aos personagens.

"A ideia de brincar com os estereótipos dos contos de fada, para mim, soa divertida. Até deixamos mais loiro o cabelo do ator (Mauro da Costa) naturalmente loiro para enfatizar esse estereótipo. E, então, ele se encontra cara-a-cara com alguém cujas origens sociais e identidade são completamente distintas das dele. A partir disso, constrói-se uma história mais complexa e profunda tendo como questão a identidade, mas ainda na chave da comédia e do devaneio, com romance e um pouco de ironia."

Também estão no elenco André Cabral, Miguel Loureiro, Margarida Vila-Nova, Joel Branco e Teresa Madruga.

Como é comum nos filmes de Rodrigues, os corpos também são um forte elemento em Fogo Fátuo.

"De repente, o príncipe é confrontado com pessoas que não temem mostrar seus corpos. Brinquei com a referência de calendários feitos por bombeiros, nos quais são fotografados com pouca roupa. E levei isso além, pedindo aos atores para posar para um calendário, mas também com a postura que encontramos em pinturas clássicas. Queria que o público visse o quão especial é esse quartel de bombeiros."

O filme, que estreia no Brasil no próximo dia 20, terá na mesma sessão a companhia do curta-metragem brasileiro Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli

Fogo-Fátuo: comédia musical gay de João Pedro Rodrigues

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.