Crivella tenta recolher HQ com beijo gay na Bienal e não consegue

Prefeito do Rio alegou estatuto para censurar livro e direção do evento afirmou que dá voz a todos os públicos

Publicado em 06/09/2019
Marcelo Crivella tenta proibir beijo gay em HQ na Bienal do Livro
Na história, publicada originalmente entre 2010 e 2012, dois rapazes são namorados

O prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) tentou censurar uma obra na Bienal do Livro, que é realizada na cidade.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Em vídeo publicado em suas redes sociais, o político disse que a HQ Vingadores: A Cruzada das Crianças tem conteúdo sexual para menores. O motivo? Um beijo gay entre dois personagens.

"Portanto, a prefeitura do Rio de Janeiro está protegendo os menores da nossa cidade", disse o mandatário.

Mais
>>> Folha faz capa histórica ao estampar beijo gay que Crivella quis vetar

Segundo O Globo, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) notificou, na quinta-feira 5, a organização do evento a adequar as obras expostas aos artigos 74 e 80 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na tarde do mesmo dia, guardas municipais foram à Bienal para recolher os livros. Eles foram recebidos pela direção da feira e após conversa saíram serm nenhum livro.

Vingadores: A Cruzada das Crianças é o 66º volume da Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, lançado no Brasil em 2016 pela Editorial Salvat em parceria com a Panini Comics.

A série republica gibis em formato de luxo, com capa dura. Na história, escrita pelo norte-americano Allan Heinberg e ilustrada pelo britânico Jim Cheung, dois membros dos Jovens Vingadores (no original, Young Avengers), Wiccano e Hulkling, são namorados. A história foi publicada originalmente nos Estados Unidos, entre 2010 e 2012, chegando ao Brasil, ainda em edições mensais, em 2012.

Ao jornal, a Bienal afirmou que "dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.