Folha coloca na capa beijo gay que Crivella tentou censurar

Nas redes sociais, muitos comemoraram decisão editorial do jornal

Publicado em 07/09/2019
Folha de S.Paulo faz capa histórica com beijo gay que prefeito do Rio tentou censurar na Bienal do Livro
Beijo faz parte de HQ criada por norte-americano e editada no Brasil em 2016

A Folha de S.Paulo brilhou e muito na edição deste sábado 7.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

O jornal estampou em tamanho gigante o beijo gay que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), tentou censurar.

Mais
>>> Crivella tenta censurar HQ com beijo gay na Bienal e não consegue

Na quinta-feira 5, o político mandou guardas municipais retirarem a HQ Vingadores: Cruzadas das Crianças da Bienal do Livro, que está sendo realizada na cidade.

A obra é uma versão de luxo, de capa dura, da história em quadrinhos editada em 2016 no Brasil pela Editorial Salvat.

Folha de S.Paulo faz capa histórica com beijo gay de Vingadores que prefeito do Rio, Marcelo Crivella, tentou censurar

Na história, criada pelo norte-americano Allan Heinberg, dois membros dos Jovens Vingadores - Wiccano e Hulking - são namorados.

Crivella alegou que o beijo fere o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o que é mentira, e teve pedido negado pelos organizadores do evento.

A Bienal declarou que o evento "dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser".

Não satisfeito, na sexta-feira 6, o prefeito enviou novamente guardas para folhearem obras diversas na feira com objetivo de encontrar algo que pudesse ser enquadrado no ECA.

Autor dos quadrinhos, Heinberg se pronunciou por meio do Instagram: "O fato de este livro, de quase uma década atrás, estar agora sendo atacado pelo prefeito talvez apenas destaque como ele pode estar fora dos tempos atuais. A comunidade LGBTQ está aqui para ficar, e eu não tenho nada além de amor e apoio para aqueles que continuam lutando para ter uma validade e uma voz ouvida."

No Twitter, muitos comemoraram, como o ex-candidato à Presidência da República pelo Psol Guilherme Boulos, o cineasta Kleber Mendonça Filho (de Bacurau), o jornalista Glenn Greenwald, a deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) e o ativista e empresário Carlos Tufvesson:

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.