ELEIÇÕES 2022
Central de notícias e análises sobre LGBT e os pleitos estaduais e federal deste ano.

Partido de Bolsonaro vai à Justiça por ato pró-Lula de Pabllo Vittar

Como resultado, festival Lollapalooza será multado a cada nova manifestação a favor de candidatos

Publicado em 27/03/2022
pabllo vittar lollapalooza lula pt
Cantora empunhou bandeira de Lula durante show

O partido do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o festival Lollapalooza após manifestações de artistas em apoio a Luís Inácio Lula da Silva (PT) ou contra o mandatário.

Curta o Guia Gay no Instagram

A representação feita pelo presidente destaca apoio das cantoras Pabllo Vittar e Marina feitos durante o primeiro dia do evento, na sexta-feira 25, em São Paulo. O TSE concordou com a denúncia e decidiu multar o festival a cada nova manifestação política de artistas. 

Como argumento, o PL citou reportagens da imprensa sobre o tema e disse que ação fere inúmeros dispositivos legais.

Nas pesquisas de intenção de voto, Lula está à frente de Bolsonaro e é seu principal oponente na eleição presidencial marcada para outubro.

"Eis porque a manifestação política em mais de um show, uma em absoluto desabono ao pré-candidato Jair Bolsonaro e outra em escancarada propaganda antecipada em favor de Luiz Inácio negativa e antecipada além de promoverem verdadeiro showmício, sendo indiferente se o evento foi custeado pelo candidato ou se o mesmo esteve presente no ato", diz trecho da representação enviada ao TSE.

Advogada da campanha de Bolsonaro, Caroline Lacerda nega que isso seja forma de cercear a liberdade de expressão.

"Não é, a lei eleitoral é bem taxativa do que pode ser feito antes do período de campanha eleitoral", disse, segundo o Yahoo! Notícias. "Não é permitido usar bandeira de candidatos, colocar número do candidato, pedir voto de candidato, dizer que vai tirar tal candidato. Isso seria uma antecipação negativa ou positiva de campanha eleitoral."

No show, Pabllo encerrou a apresentação gritando "Fora, Bolsonaro". Na sequência, a drag queen desceu do palco e, ao passar no corredor no meio da plateia, pegou uma bandeira com o rosto de Lula, das mãos de um fã, e a exibiu para o público.

Na mesma noite, a britânica Marina discursou: "Fod*-se Putin. Fod*-se Bolsonaro. Fod*m-se! Estamos cansados dessa energia".


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.