O Núcleo de Diversidade do MDB divulgou nota apontando descaso que a legenda teria tido com a comunidade LGBT.
No texto, é apontado que o setorial LGBT não foi convidado para o evento nacional "O Brasil precisa pensar o Brasil", realizado nesta terça 21 e quarta 22 em parceria do MDB com a Fundação Ulysses Guimarães, em Brasília.
"Nenhuma passagem foi custeada, nosso selo não aparece no evento e, dos seis painéis, todos os palestrantes são homens", afirmou o Núcleo.
O Núcleo também lamenta que ainda que o partido receba mensalmente R$ 7,1 milhões do Fundo Partidário, este setorial não recebe, desde novembro de 2023, nenhum recurso destinado às áreas de publicidade e marketing.
"Também não podemos deixar de mencionar que a maioria das candidaturas vinculadas ao Núcleo, espalhadas por todo o País, receberam baixo ou nenhum investimento nas campanhas, sendo frequentemente preteridas em favor de pessoas já privilegiadas política, social e economicamente", prosseguem.
"Essa realidade reforça o desequilíbrio interno e o distanciamento entre o discurso de inclusão e a prática efetiva de apoio às minorias."
O Núcleo crê que momentaneamente sua única ação em relação a essas atitudes seja a de pedir prestação de contas detalhada para verificar para onde estão sendo destinados os recursos e entender o porquê de não haver verba para realizar reunião presencial com os representantes estaduais LGBT.