Estudo mostra que homofóbicos tendem a ser mais burros

Quanto menor capacidade cognititiva maior a concordância com ideia preconceituosa

Publicado em 19/02/2021
homofobia pesquisa
Pesquisadores cruzaram níveis de cognição com respostas sobre apoio a direitos homo. Foto: Depositphotos

Um estudo identificou que há relação entre baixa capacidade cognitiva e homofobia.

Curta o Guia Gay no Instagram

Pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, analisaram dados de duas pesquisas no país, de 2012 e 2015, sobre bem-estar econômico e pessoal e direitos LGBT.

Na segunda pesquisa havia a afirmação: "Casais homossexuais devem ter os mesmos direitos que casais heterossexuais".

Os estudiosos, então, cruzaram dados de ambas as pesquisas e descobriram que quanto menor a inteligência cognitiva de uma pessoa, maior a probabilidade dela ser homofóbica.

"Alta capacidade cognitiva leva a menos preconceito", concluíram os pesquisadores, de acordo com a revista científica Intelligence.

O estudo identificou que existem correlações bem conhecidas entre baixa capacidade cognitiva e suporte a atitudes preconceituosas ou não igualitárias.

"Este artigo adiciona ao conhecimento existente, fornecendo as primeiras análises das associações entre a capacidade cognitiva e as atitudes em relação às questões LGBT."

"Indivíduos com baixa capacidade cognitiva têm menos probabilidade de apoiar direitos iguais para casais do mesmo sexo."

“Nossos resultados sugerem que as habilidades cognitivas desempenham um papel crítico, embora subestimado, no preconceito”, concluíram. 

"Consequentemente, recomendamos maior enfoque na capacidade cognitiva na pesquisa sobre preconceito e uma melhor integração da capacidade cognitiva em modelos de preconceito.”


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.