Dois homens gays foram mortos a facada no início desta semana no Brasil. Em um dos casos, o suspeito é o namorado da vítima. Em outro, o ex-companheiro.
Entre no grupo de Whatsapp do Guia Gay e não perca nenhuma notícia
Na madrugada do domingo 28, o técnico de enfermagem Gabriel Costa de Castro, de 35 anos, foi assassinado com três facadas dentro do próprio apartamento no município de Serra, o maior do Espírito Santo e que fica na Grande Vitória.
À TV Vitória, a mãe da vítima, Sandra Aparecida Miranda Costa contou que o namorado de Gabriel, Thiago Gonçalves Stoffel, 26, já tinha histórico de violência.
Na quinta-feira 26, ele havia assassinado o gato de Gabriel.
A emissora de TV apurou que aos 18 anos, em 2017, Thiago foi denunciado pela mãe de sua então namorada, menor de idade, por agressão.
No mesmo ano, a própria mãe de Thiago fez boletim de ocorrência após o filho jogá-la no chão, colocar a mão na sua boca e tentar enforcá-la com cadarço da bermuda. Ela foi salva por vizinhos.
Em dezembro de 2023, outra ex-namorada do suspeito o denunciou. Ele foi acusado de mantê-la em cárcere privado, agredi-la e estuprá-la por duas vezes. Ela pediu medida protetiva contra Thiago.
Thiago e Gabriel se conheceram em um hospital e o técnico de enfermagem teria prometido ao suspeito que iria lhe ajudar a superar o vício em drogas.
Na madrugada do crime, vizinhos ouviram pedidos de socorro e relataram que depois tudo ficou em silêncio. Pela manhã, um morador viu sangue saindo por debaixo da porta e acionou a polícia.
O suspeito foi preso na segunda-feira 29 após se internar numa clínica psiquiátrica em Vitória por alegar estar em surto. Ele foi para o estabelecimento poucas horas após o assassinato.
A equipe médica tentou impedir a prisão devido à internação. Porém, após o psiquiatra responsável lhe dar alta, Thiago saiu do local direto para a cadeia.
A mãe de Gabriel apoiou a ação policial. "Uma pessoa dessas não está tendo um surto. Ele fez tudo o que ele queria fazer. Até então, saiu de lá como se não tivesse feito nada, fechou a porta e deixou o meu filho lá como se fosse um lixo jogado no chão."
Enquanto Gabriel era encontrado pela polícia, em Balneário Camboriú (SC), na mesma segunda-feira, o influenciador Robson Maldonado Malinoski, de 37 anos, foi achado morto.
A Polícia Militar suspeita que o crime foi cometido pelo ex-companheiro da vítima, o jornalista Rodrigo Oliveira dos Santos, 37.
Segundo uma testemunha, o suspeito chegou a confessar o crime a um parente de Robson.
Imagens de câmeras de segurança mostram Rodrigo no elevador do prédio em que Robson morava com uma faca na mão.
Um familiar do influenciador encontrou o corpo de Robson com três perfurações no peito e chamou a polícia.
Robson contava com 100 mil seguidores nas redes, onde compartilhava receitas e dicas de cozinha.