Mais um país criminaliza o sexo gay: é o 70º no mundo!

Ativista denuncia que policiais estão chantageando homossexuais por causa de nova lei

Publicado em 15/12/2019
Gabão, na África, criminaliza o sexo gay
Pena vai de prisão a multa com valor bem salgado

Enquanto alguns países avançam nas conquistas de direitos, outros retrocedem. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Em junho, Botswana, no sul do continente africano, descriminalizou a homossexualidade. Pouco tempo depois, no entanto, o Gabão, que fica na região central da África, passou a punir homossexuais.

Segundo a Reuters, a lei entrou em vigor em julho, mas só agora veio à tona, com denúncias de prisões e abusos por parte da polícia.

O 70º país a criminalizar a homossexualidade mudou seu código penal e determina prisão de até seis meses e multa no valor de cerca de R$ 35 mil.

O ativista Davis Mac-Iyalla, que monitora os direitos LGBT na África Ocidental, disse que conversou com dois homens gaboneses presos sob a nova lei que tiveram que subornar a polícia para serem libertados.

"Isso enviou a comunidade LGBT à clandestinidade e criou assédio", disse o militante que pertence à Rede Interreligiosa de Diversidade da África Ocidental, com sede em Gana. "A polícia corrupta agora usa isso, prende pessoas e, em seguida, as pessoas precisam subornar sua saída."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.