Congresso dos EUA aprova casamento gay. Próximo passo é definitivo

Comunidade LGB tinha receio de Poder Judiciário invalidar direito conquistado na Suprema Corte

Publicado em 07/12/2022
casamento gay estados unidos
Medida revoga lei de 1996 que impedia benefícios federais a casais homo

Nesta quinta 8, a Câmara dos Deputados dos EUA aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo por 258 a 169 votos. A medida vinha do Senado, onde, em 29 de novembro, teve apenas uma anuência a mais que o necessário para avançar: 61. 

Curta o Guia Gay no Instagram

Vencida a batalha no Congresso Nacional, vem o próximo e definitivo passo: a sanção do presidente democrata Joe Biden. É certo que o mandatário vai sancionar a proposta de lei. 

A medida revoga lei de 1996 chamada Lei de Defesa do Casamento, que impedia benefícios federais a casais homossexuais. 

A nova proposta permite que denominações religiosas rejeitem prestar qualquer serviço a matrimônios entre pessoas do mesmo sexo. 

Em junho deste ano, a Suprema Corte revogou a lei "Roe versus Wade", que por quase meio século protegeu o direito das mulheres ao aborto no país.

Desde então, ativistas e políticos progressistas alertavam sobre a possibilidade de o Poder Judiciário reverter conquistas da comunidade LGBT. O casamento gay era permitido nos EUA desde 2015 por força de decisão da Suprema Corte. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.