Monkeypox: falta de vacina preocupa secretários de Saúde

Inexistência de imunizante no País levou gestores a pedir declaração de emergência

Publicado em 14/08/2022
sus variola dos macacos brasil
Brasil terá 50 mil doses, mas prioridade vai ser para profissionais de saúde e quem teve contato com infectados

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde propôs na quarta 10 que o Ministério da Saúde declare a varíola dos macacos como emergência em saúde pública no Brasil.

Curta o Guia Gay no Instagram

O pedido foi baseado na decisão da Organização Mundial de Saúde de, em 24 de julho, tornar a doença emergência mundial e no fato de não haver vacinas contra a enfermidade em território nacional.

Ao jornal O Globo, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse aguardar pedido do Centro de Operações de Emergências da Monkeypox para haver posicionamento sobre o tema.

“Há uma área técnica que apoia o ministério. As decisões devem ser amparadas em dados epidemiológicos, capacidade do sistema de saúde e devidamente fundamentadas.”

A pasta já anunciou que comprará 50 mil doses e que a previsão de chegada do primeiro lote, com 20 mil doses, é para o próximo mês.

Por conta da escassez de imunizantes no cenário mundial, grupos de profissionais de saúde e quem teve contato com pessoas infectadas devem ser priorizados.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.