Depois de infectar 87 mil, mpox deixa de ser emergência mundial

No Brasil, festas gays de sexo chegaram a ser canceladas no pico do contágio

Publicado em 16/05/2023
monkey pox
Vírus apresenta-se mais agressivo em quem tem baixa imunidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a mpox (antes conhecida como varíola dos macacos ou monkeypox) não representa mais Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Espii).

Curta o Guia Gay no Instagram

"O surto de mpox em vários países não representa mais emergência de saúde pública de interesse internacional", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em coletiva de imprensa na quinta-feira 11.

"Eu aceitei esse conselho e tenho o prazer de declarar que os impactos não são mais uma emergência de saúde global', continuou.

A recomendação veio de comitê de especialistas responsáveis por monitorar o vírus, que se reuniu um dia antes para discutir a situação do mpox no mundo.

A mpox foi declarada emergência global em julho de 2022. Ao todo, foram registrados cerca de 87 mil casos no mundo em 110 países - a grande maioria dentre homens gays.

Durante o último ano, notou-se que o vírus apresenta-se mais agressivo em quem tem baixa imunidade, como HIV não tratado, que se desenvolve para aids. Foram confirmadas 112 mortes.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.