Monkeypox: Brasil tem pico de casos seguido de queda

Número em agosto foi o dobro do registrado em julho. São Paulo tem 57% dos diagnósticos

Publicado em 23/09/2022
variuela simica varíola dos macacos monkeypox
Para OMS, apesar da diminuição do número dos casos, não se deve baixar a guarda

Uma notícia ruim ou outra boa acerca da varíola dos macacos no Brasil. Ao mesmo tempo que agosto teve o maior número de notificações da doença -  3.699 casos confirmados, o dobro do registrado em julho -, há tendência de queda.  

Curta o Guia Gay no Instagram

Desde o dia 7 do mês passado, há diminuição na média móvel de casos, segundo o Centro de Operações de Emergência (COE) do Ministério da Saúde.

São Paulo continua a ser a unidade da Federação com maior número de diagnósticos: 57% dos testes positivos ocorrem no Estado.

O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou em 14 deste mês que apesar do recuo de casos, até mesmo na Europa, ainda é necessário manter cuidados para o controle da doença.

“Assim como com a Covid-19, não é momento de baixar a guarda”, disse.

Segundo a epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo Ethel Maciel, o cenário de diminuição não é necessariamente fato a ser comemorado ainda. Ela ressalta que existem poucos laboratórios de testagem no Brasil. No total são somente oito.

Para a professora, isso gera demora entre o envio das amostras e o resultado dos testes, o que pode resultar em número de casos não contabilizados.

“No Brasil, não temos certeza se essa retração está acontecendo ou se é um problema de diagnósticos”, resume.

Outro fator levantado por Maciel é que os sintomas da doença podem aparecer de forma sutil. Isso colabora com um possível número de casos que deixa de ser diagnosticado. “Às vezes, é uma ou duas lesões e a pessoa acaba não procurando o diagnóstico”, afirma.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.