Gays e bissexuais são menos estressados que héteros, diz estudo

Pesquisa mediu níveis de hormônio cortisol frente a situações estressantes

Publicado em 28/10/2017

Gays e bissexuais são menos estressados que héteros, diz pesquisa

Homens gays e bissexuais se estressam menos que os héteros, ao menos segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos sobre o Estresse Humano do Instituto Universitário de Saúde Mental de Montreal, que é supervisionado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de Montreal, no Canadá.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

O objetivo do estudo, segundo o site Muy Interesante, foi comparar a reação ao estresse entre gays, lésbicas e bissexuais com a de héteros para entender como esta questão está ligada à saúde mental e à orientação sexual.

Ao todo, 87 mulheres e homens com cerca de 25 anos tiveram amostras de saliva e sangue colhidas após exposição a uma situação estressante. O cortisol, hormônio diretamente ligado ao estresse, também teve seu nível medido.

"Ao observar certo critérios de bem-estar psicológico, de cortisol e de amostras de sangue, fomos capazes de determinar os perfis biológicos dos participantes e se a saúde mental e física difere entre os homossexuais e bissexuais e das pessoas heterossexuais", explicou o responsável pelo estudo, Robert-Paul Juster.

Foi constatado que homens gays e bissexuais têm menor índice de reação quando enfrentam situações estressantes em comparação aos héteros. Os héteros têm respostas biológicas muito mais fortes e acentuadas do que os das duas outras orientações sexuais.

Por outro lado, os níveis de hormônios de estresse eram muito mais altos em mulheres lésbicas e bissexuais do que em héteros.  O estudo foi publicado na revista Biological Psychiatry.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.