Brasil só terá vacina contra varíola dos macacos em 2023

Ministério da Saúde está em negociações para adquirir imunizante

Publicado em 26/07/2022
vacina gay varíola dos macacos
Recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos

Há tanto boa notícia quanto indicativo de espera longa.  O Ministério da Saúde já articula a aquisição da vacina contra a varíola dos macacos. Entretanto, as primeiras aplicações estão previstas só para 2023.

Curta o Guia Gay no Instagram

De acordo com órgão, as negociações são feitas de forma global com o fabricante para ampliar o acesso ao imunizante para os países onde há casos confirmados da doença.

Não há previsão oficial de data exata para a disposição das primeiras vacinas, mas o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, David Uip, projeta demora por haver ainda muito o que negociar e várias fases para chegar à produção do medicamento.

"A notícia que eu tinha é que a possibilidade de termos a vacina no Brasil é de nove meses", disse no sábado 23 ao jornal Folha de S. Paulo. 

Por meio de nota, o Ministério da Saúde ressaltou que a vacinação em massa ainda não é aconselhada pela Organização Mundial de Saúde em países não endêmicos para a doença, como é o caso do Brasil.

A recomendação, até o momento, é que sejam imunizadas pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e profissionais de saúde com alto risco ocupacional diante da exposição ao vírus.

No sábado, a entidade declarou a varíola dos macacos como emergência internacional. O Brasil soma 813 casos confirmados da doença.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.