23 gays são espancados por desrespeitar quarentena em Uganda

Ser homossexual é crime no país. População afirma que grupo levou coronavírus ao local

Publicado em 31/03/2020
uganda gay coronavirus
Alguns estavam na ONG para receber ajuda após ataque homofóbico

A polícia de Uganda prendeu 23 LGBT que desobedeceram ordem presidencial de quarentena por causa da pandemia da Covid-19.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

As pessoas estavam reunidas na Fundação Crianças do Sol de Uganda em Kyengera, que fica nos arredores de Kampala, capital do país, no domingo 29.

O abrigo, voltado a LGBT, possui uma clínica e algumas das pessoas estavam lá recebendo tratamento após ataque homofóbico a um bar gay em Kampala ano passado.

As pessoas foram espancadas e forçadas a fazer uma "caminhada da vergonha" da vila até o posto policial, segundo o 76 Crimes.

Os moradores acusaram quem vivia no abrigo de "atos homossexuais". À BBS TV, alguns disseram frases como "eles andam como meninas" e "eles usam maquiagem".

Outros acusam LGBT de terem levado o novo coronavírus à aldeia como uma "maldição".

Até o prefeito de Kyengera, Hajji Abdu Kiyimba, espancou os detidos.

Era previsto que eles comparecessem ao tribunal, nesta terça-feira 31. Eles são acusados de "ato de negligência por propagar infecção da doença, desobediência à ordem legal e quaisquer outras cobranças que possam surgir de investigações até hoje".

Uganda tem 33 casos confirmados de Covid-19. No país, gays e lésbicas podem ser presos por causa de sua orientação sexual por até sete anos. A pena de morte para homossexuais já foi discutida diversas vezes nos últimos anos no Congresso ugandense.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.