Lagoa da Conceição terá ambulatório para travestis e transexuais

Atendimento será feito pelo nome social e haverá acesso à hormonioterapia

Publicado em 06/08/2015
centro saúde floripa travesti transexual
Lirous Ávila, de preto, presidente da Adeh, entrega selo de capacitação a equipe de saúde do posto da Lagoa da Conceição

A partir de 10 de agosto, o Centro de Saúde Lagoa da Conceição passará a ser referência para o atendimento de travestis e transexuais. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook 

Por articulação feita pela ONG Adeh com a Residência de Medicina de Família e Comunidade de Florianópolis, o serviço vai atender de forma inclusiva o segmento.

Haverá feitura do Cartão do Sus com o nome social e atendimento clínico, incluindo hormonioterapia, fundamental para o processo de transexualização. 

Especificamente para tais demandas, o horário de atendimento será toda segunda-feira de 18h às 22h. Algo que merece aplausos: os servidores farão esse trabalho de forma voluntária. 

O centro de saúde fica na Rua João Pachêco da Costa, 255. Em caso de dúvidas, a indicação é procurar a própria Adeh

A unidade é a primeira de Floripa a passar por capacitação dada pela Adeh para atendimento a pessoas trans. Com isso, o posto recebeu selo dado pela entidade e que tem dois anos de validação. O mesmo processo está em vias de conclusão em serviços de dois outros bairros. Rio Tavares é um deles.  

A presidente da Adeh, Lirous Ávila, explicou ao Guia Gay Floripa a relevância do atendimento humano e respeitoso a trans nessas unidades. "Em Florianópolis, ainda há servidores da saúde que destratam trans e até simplesmente se negam a fazer a consulta. Alguns pensam, por exemplo, que nos tratar pelo nome social não é lei, mas é. Por isso, a capacitação e parceria com esses postos são importantes."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.