Rita Lee é criticada por dizer 'Xereca's Day' no Dia da Mulher

Cantora também recebeu apoio de seguidoras que apontaram que ela não é transfóbica

Publicado em 08/03/2021
Rita Lee é criticada por transexuais
Foto: Guilherme Samora/Divulgação

A cantora Rita Lee foi uma das inúmeras personalidades que celebraram a sua data nesta segunda-feira 8, o Dia Internacional da Mulher.

Curta o Guia Gay no Instagram

Com irreverência - uma de suas marcas - a artista de 73 anos escreveu em sua página no Instagram: "Xereca's Day! Não viemos da costela do macho, somos filhas da deusa-mãe do universo".

Rita Lee irrita transexuais com post no Dia da Mulher

A mensagem foi curtida por mais de 94 mil pessoas - incluindo famosas como a influenciadora MariMoon, a atriz Fernanda Rodrigues e a jornalista Joyce Pascowitch.

No entanto, a declaração também incomodou outros seguidores, que acreditaram que o post não foi inclusivo.

Uma seguidora, a cantora Rafa Bebiano, comentou algo que gerou discussões a favor e contra a cantora: "Rita, hoje é dia de todas as mulheres sejam as de xereca, sejam as de pau. Por um dia das mulheres inclusivo a todas que fazem parte dessa luta."

Outra seguidora, a médica Julia Pereira, contemporizou: "Meu deus, gente... Parem de implicar com tudo. Quem realmente conhece um pouco da Rita Lee pelas suas histórias de vida sabem que ela não é transfóbica. Se ela escreveu dessa maneira foi por falta de atenção ou até mesmo uma forma de trazer um pouco de humor pro nosso dia, e não por ela ter preconceito. Por favor, não precisa disso."

O debate se seguiu, incluindo outras redes sociais, como o Twitter, com opiniões divergentes sobre o post da cantora. Houve pessoas falando que a artista estava sendo "cancelada" pela postagem.

 

Rita Lee aposentou-se dos palcos em 2013. A roqueira foi vocalista da antológica banda Os Mutantes e em carreira solo lançou 18 discos de estúdio.

Além de emplacar dezenas de grandes sucessos nas paradas, sobretudo entre a segunda metade dos 1970 e durante a década de 1980, Rita se tornou um símbolo do rock e feminismo brasileiros.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.