João Côrtes se assumiu gay porque 'representatividade é importante'

Ator e diretor lembrou que ninguém deve ser forçado a sair do armário

Publicado em 28/07/2021
João Côrtes fala sobre representatividade após se assumir gay
Ator conta que não teve medo de perder trabalhos por se assumir gay

O ator João Côrtes falou sobre sua "saída do armário", representatividade e se ele teve medo de perder trabalhos por causa da declaração.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Questionado se hoje falar sobre sexualidade é um ato de coragem, o carioca de 26 anos afirmou que de certa forma, sim.

"Mas também acho que ninguém deve ser forçado - se não estiver confortável -, a se manifestar sobre sua vida pessoal uma vez que não somos de fato 'pessoas públicas', e sim temos trabalhos públicos. Pessoa pública, me remete quase a uma praça pública, um monumento... Não vejo por aí", disse ao site Quem.

"Eu particularmente, me manifestei justamente porque sei o quanto representatividade é importante, e isso, pra mim, naquele momento foi mais importante que qualquer outra questão. Mas foi um posicionamento pontual, já que considero que o que precisa estar em primeiro plano na mídia é o meu trabalho como ator, cantor, e agora também como cineasta."

João assumiu-se gay no Dia do Orgulho LGBT em junho de 2020 em publicação nas redes sociais.

A reportagem quis saber se ele temeu perder trabalhos por causa da exposição de sua sexualidade.

"Não, o meio artístico sempre pareceu estar alguns passos à frente, de forma geral, no entendimento de que as pessoas deveriam ter a liberdade de ser quem são", respondeu o ator.

Sobre homofobia, ele comentou que no trabalho nunca sofreu.

"Na vida, qualquer olhar torto simplesmente por você ser quem você é, ou se vestir de determinada maneira, considerando gênero e sexualidade claro, pra mim, já pode ser encarado como homofobia."

Em julho, estreou nas plataformas de streaming Nas Mãos de quem Me Leva, sua estreia como diretor e roteirista. O filme fala de uma jovem 22 anos, órfã, e seu percurso para se tornar uma mulher independente.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits - 2021 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do pop, eletrônico e MPB do ano.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.