Primeiro atleta assumidamente gay da NBA - liga estadunidense de basquete - Jason Collins está fazendo tratamento contra um tumor cerebral.
A informação foi dada pela própria NBA em comunicado divulgado à imprensa na quinta-feira 11.
"Jason Collins, embaixador da NBA e veterano da liga há 13 anos, está atualmente em tratamento para um tumor cerebral", diz o texto.
"Jason e a sua família agradecem pelo apoio e orações e respeitosamente pedem privacidade enquanto dedicam toda a sua atenção à saúde e ao bem-estar de Jason."
Aposentado das quadras há 11 anos, Collins, hoje com 46 anos, defendeu os Nets por oito temporadas, além de atuar nos Celtics e Hawks, entre outros.
Ele se declarou gay em maio de 2013 num artigo escrito em primeira pessoa para a revista Sports Illustrated.
Ao defender o Brooklyn Nets contra o Los Angeles Lakers, em fevereiro de 2014, ele tornou-se não só o primeiro atleta assumidamente gay a jogar pela NBA, como também o primeiro dentre todas as grandes ligas esportivas dos Estados Unidos, que inclui beisebol, futebol americano e hóquei no gelo.
Nas redes sociais, o Brooklyn Nets publicou mensagem de apoio a seu ex-atleta. "Enviamos o nosso amor e apoio a Jason Collins e à sua família."
Collins casou-se em maio passado com o produtor de filmes Brunson Green, com quem mantem relacionamento desde 2014.