Brasileiro expõe nos EUA nudez, crítica a Bolsonaro e Jesus negro

Fernando Carpaneda participa da Bienal de Long Island, que começa no próximo dia 15

Publicado em 05/10/2020
Fernando Carpaneda: artista plástico brasileiro expõe obras que misturam nudez, homofobia, Bolsonaro e Jesus Cristo em Nova York
Uma obra relaciona homofobia com Bolsonaro e a outra mostra um Jesus negro

Duas obras polêmicas do artista brasileiro Fernando Carpaneda serão expostas na Bienal de Long Island 2020 em Nova York, Estados Unidos.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

No evento, que reúne obras de 52 artistas contemporâneos, Carpaneda apresentará Jesus Cristo e Homofobia Mata. Caso Número 17.

Brasiliense radicado nos Estados Unidos, o artista plástico falou sobre a referência a Jair Bolsonaro em uma de suas obras: o "17" remete ao número da chapa que elegeu o presidente da República.

Fernando Carpanesa: artista plástico gay brasileiro expõe obra com nudez e fala de homofobia e Bolsonaro

"Infelizmente as práticas cotidianas do presidente do Brasil, bem como as políticas direcionadas pelo seu governo à população LGBTI+ são excludentes. Bolsonaro privilegia o discurso neopetencostal por motivos eleitoreiros e destaca sua visão de mundo ao lidar com as diferenças", afirmou Carpaneda à nossa reportagem.

"Bolsonaro é tosco. E toda e qualquer movimentação de gente LGBTI+ a favor dele só pode ser oriunda de gente despolitizada e ignorante."

Questionado sobre a percepção dos norte-americanos em relação ao mandatário brasileiro, o artista disse: "A enorme maioria do país elegeu uma pessoa que se alinha ao pensamento bolsonariano. Exceções existem obviamente, porém, a trajetória de qualquer estrangeiro nos EUA está ligada a sua capacidade de pensar o mundo da maneira como o povo americano o percebe. Capitalismo, individualismo e prepotência."

A bienal poderá ser conferida no Museu de Arte Heckscher, entre 15 de outubro e 10 de janeiro de 2021.

Fernando Carpaneda: artista plástico gay tem obra Jesus Cristo negro

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.