Artista travesti Guma Joana apresenta performances no Youtube

Descarte de corpos e de materiais é tema de obras que podem ser vistas entre junho e julho

Publicado em 16/06/2021
Guma Joana - artista travesti apresenta performances. Por Sladká Meduza
Guma Joana apresenta performances no Youtube. Fotos: Sladká Meduza

A relação entre os descartes de materiais e de corpos é o fio condutor dos novos trabalhos da artista travesti Guma Joana.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Formada bailarina e com passagens por companhias como a Cisne Negro, Guma apresenta, entre 17 e 22 de junho, às 20h, a performance (r)e_c0L3t4: C40S P4R4D0XAL.

A obra faz paralelo entre a taxa de violência contra a população de transgêneros no País e a posição do Brasil de quarto maior produtor de lixo do mundo e péssimo exemplo de descarte de material.

"Fica explícita a negação das pessoas com materiais/corpos que fazem parte da sociedade e do mundo tanto quanto elas mesmas", afirma a artista.

Já entre 2 e 4 de julho, também às 20h, será exibida D3SD1T4 #02, performance que conta com oito pessoas trans que desfilam vestindo cerca de 30 peças criadas por Guma a partir de materiais recicláveis e designs não-convencionais

Guma Joana e Pedrx Galiza por Sladká Meduza
Guma Joana e Pedrx Galiza estarão em 'D3SD1T4 #02'

"A proposta dessa obra é criar um lugar imagético de levar essas corpas marginalizadas para um outro patamar, criando um novo imagético de representatividade", diz Guma.

Neste trabalho, toda a equipe técnica, da direção à maquiagem, também é composta por pessoas trans. "Não acredito que o projeto defenderia verdadeiramente a diversidade se não fossem pessoas trans que estivessem cumprindo os papéis técnicos, frequentemente oferecidos a pessoas cis", complementa.

Participam deste evento Audre Werneck, Bárbara Britto, Guma Joana, Kala Maria, Lua Negra, Maria Demônia, Okofá e Pedrx Galiza. Belleza e cabelo por Sasá Ferreira, direção de fotografia por Sladká Meduza e assistência de hiperlinque por Berro Rrobe.

Ambas as performances poderão ser vistas no canal do Youtube da Movicena Produções.

Guma e a equipe criativa do projeto também realizarão lives, entre 27 de junho e 1º de julho, às 21h, na para falar sobre representatividade trans no mercado de trabalho, no Instagram @movicena_producoes.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.