Trans devem cumprir pena em prisões femininas, determina ministro

Decisão não vale para travestis por apresentarem 'identidade de gênero mais fluida'

Publicado em 27/06/2019
Todas as transexuais no Brasil devem cumprir pena em presídios femininos, determina ministro do STF
'Transexuais constituem um dos grupos mais marginalizados', diz ministro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso determinou, na quarta-feira 26, que mulheres transexuais devem cumprir pena em presídios femininos.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

"Trata-se de providência necessária a assegurar a sua integridade física e psíquica, diante do histórico de abusos perpetrados contra essas pessoas em situação de encarceramento", diz o ministro em liminar.

"Não há, no caso, uma opção aberta ao Poder Público sobre como tratar esse grupo, mas uma imposição que decorre dos princípios constitucionais da dignidade humana, da liberdade, da autonomia, da igualdade, do direito à saúde e da vedação ao tratamento cruel e à tortura."

E continua: "Transexuais e transgêneros em geral constituem, sem dúvida, um dos grupos mais marginalizados na sociedade brasileira. A discriminação que sofrem tem natureza essencialmente cultural ou simbólica. Ela decorre de modelos sociais de representação que excluem o diferente, produzindo o não reconhecimento e mesmo o desprezo."

A decisão vale apenas para mulheres trans e não para as travestis. "Não há a mesma clareza, contudo, quanto ao tratamento a ser conferido às travestis, que apresentam uma identidade de gênero mais fluida", afirma.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.