Taiwan é 1º país da Ásia a legalizar o casamento gay

Há dois anos, Justiça taiwanesa deu prazo até maio de 2019 para que Legislativo aprovasse projeto sobre o tema

Publicado em 17/05/2019
Taiwan aprova casamento gay
Taiwaneses foram às ruas comemorar. Foto: Tyrone Siu/Reuters

O Parlamento de Taiwan aprovou, nesta sexta-feira 17, a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

A decisão faz com que a nação seja a primeira em toda a Ásia (o maior continente do mundo) a autorizar tais uniões.

Há dois anos, o Tribunal Constitucional do país considerou que a proibição ao casamento gay era inconstitucional e determinou que o Parlamento legislasse sobre o assunto até 24 de maio deste ano.

O projeto teve 66 votos a favor e 27 contra. Ao todo, três propostas foram debatidas. A mais progressista, que era a do governo, foi aprovada.

Os outros dois projetos não usavam a palavra casamento e se referiam a "relações familiares" e "uniões" entre pessoas do mesmo sexo.

A adoção por casais homossexuais ficou de fora do projeto aprovado. Agora, o texto vai para sanção do presidente Tsai Ing-wen, que já indicou que vai autorizá-lo.

No continente, Israel foi pioneiro ao oferecer, em 1994, uma espécie de parceria civil, que garante direitos a casais de gays e lésbicas. Desde 2006, casais homossexuais que se uniram em outros países têm seu casamento reconhecido em Israel.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.