RedeTV! faz semana com histórias de pessoas trans

'História do Dia' começou com conversa entre a jornalista Lisa Gomes e o instrutor Lucas de Abreu

Publicado em 04/02/2020
Lisa Gomes e Lucas de Abreu: transexuais contam suas histórias ao canal da RedeTV! no Facebook
Lisa Gomes e Lucas de Abreu compartilham momentos de sua trajetória ao programa

Começou nesta segunda-feira 3 e segue até a sexta-feira 7 uma semana dedicada às pessoas transexuais nas redes sociais da RedeTV!

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Chamado "Histórias do Dia", o projeto vai ao ar no Facebook Watch da emissora e apresenta temas diferentes desde janeiro.

A transexualidade virou o foco desta semana para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado no último dia 29.

"Finalmente, tive a oportunidade de tratar de um tema que dificilmente é aberto ou proposto em uma emissora de TV. E quando é, muitas vezes, é tratado com sensacionalismo ou como algo exótico", contou à nossa reportagem o produtor Bruno Fai.

Bruno e outro produtor se revezam na realização das atrações - a cada semana um deles elabora um tema e o produz inteiramente sozinho.

"Eu tentei fechar a série de conversas para exibir semana passada, para cair na semana do dia 29, mas conseguir os entrevistados, montar câmeras, luz, editar... toda a logistica sozinho é difícil", explicou Bruno, que ficou por quatro anos na produção do programa Leitura Dinâmica, da RedeTV!

Para as próximas semanas, Bruno prepara programas a respeito de transtornos mentais, educação sexual e vida das pessoas indígenas.

No primeiro programa, que já foi ao ar, e é apresentado por Érica Reis, o Histórias do Dia, mostra a conversa entre a jornalista Lisa Gomes e o instrutor Lucas de Abreu, respectivamente, mulher trans e homem trans.

Lisa conta que após conversa fundamental com a mãe, ela chegou em casa, juntou todas as roupas masculinas que tinha no armário e levou para doação.

"Lembro que eu me arrumei, vesti um shortinho preto, cheguei ao estacionamento para pegar meu carro, e os manobristas do estacionamento vizinho me olharam e falaram: 'Nossa, está ótima assim, agora é você'. Aí eu falei, 'gente, todo mundo percebia'. Menos eu que não me aceitava", contou Lisa.

Lucas lembra de quando ainda não havia feito a alteração do nome nos documentos e passava por saia justa. "As pessoas chegavam lá para fazer aula e estava lá o nome antigo e eu tinha que explicar, 'sou eu mesmo'."

 

As conversas/entrevistas continuarão a ser postadas no Facebook da RedeTV! até sexta, quando também haverá uma live.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.