Prefeito da capital do Canadá se assume gay após 40 anos no armário

Jim Watson recebeu apoio do primeiro-ministro do País

Publicado em 19/08/2019
Jim Watson, prefeito de Ottawa, no Canadá, se assume gay
'Minha relutância não me permitiu viver minha vida tão cheia de amor e aventura quanto meus amigos gays'

O prefeito da capital do Canadá, Ottawa, assumiu-se gay.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Em artigo no jornal Ottawa Citizen, Jim Watson, de 58 anos, conta que lutou durante 40 anos para ter coragem de sair do armário.

"Sou gay", escreveu. "Essas duas palavras levaram quase quatro décadas para proferir, mas, como dizem, 'antes tarde do que nunca'."

Watson, que está no cargo desde dezembro de 2010, lembrou de momentos em que percebia sua sexualidade.

"Como aluno da 7ª série, lembro de alguns meninos mais velhos no meu ônibus escolar sempre me provocando e me chamando de 'Jim Fairy' (bichinha)."

“E, ao crescer, sempre me senti muito mais atraído pelas estrelas de cinema e TV masculinas, como Rob Lowe e Brad Pitt, do que Julia Roberts ou Sharon Stone."

"Ao contrário de hoje, quando eu era adolescente, na década de 1970, praticamente não havia recursos para buscar orientação ou ajuda, ou apenas para conversar. Não havia baladas LGBTQ ou entidades gays."

O prefeito diz que na universidade ainda que os estudantes tivessem uma mente mais liberal, ele continuou no armário.

"Quando olho para a minha vida, e em retrospectiva, não me assumir mais cedo foi um grande erro da minha parte. A maioria dos meus amigos ao longo dos anos se casou e teve filhos, e eles viajaram por uma estrada separada, cheia de familiares, práticas de futebol e suas carreiras."

"A maioria dos meus amigos que é gay é bastante aberta sobre isso, e muitos estão em relacionamentos maravilhosos ou, em vários casos, casados. Isso deixa alguém como eu, que, enquanto se está no armário, não se encaixa em nenhum desses grupos."

"Ao longo dos anos, contei a apenas dois amigos (gays) que era gay, apesar de suspeitar que a maioria da minha família e amigos apenas supunham que eu era, mas respeitavam minha privacidade e nunca abordavam o assunto. Nos últimos anos, tenho lutado muitas vezes sobre me assumir ou não."

Watson diz que na política sua sexualidade nunca foi abordada, a não ser em um episódio. Em uma reunião com todos os pré-candidados do Novo Partido Democrata (NDP, na sigla m inglês), uma pessoa homofóbica exigiu saber se ele era gay.

"Houve vaias e gritos, e antes que eu pudesse responder, minha oponente do NDP respondeu ao questionador e disse a ele que a preferência sexual de alguém não tem nada a ver com ser um bom parlamentar", escreveu ele.

"Até hoje, não tenho certeza de como responderia a essa pergunta, mas agradeço a Marlene Rivier, do NDP, por sua intervenção corajosa.'

"Mas se eu puder ser tão ousado a ponto de oferecer um conselho aos que ainda estão no armário: não se sinta pressionado ou apressado a sair, mas também não espere 40 anos."

"Minha relutância não me permitiu viver minha vida tão cheia de amor e aventura quanto meus amigos gays que eram mais ousados ??e corajosos do que eu jamais fui. Então é isso, a história da minha saída do armário, 40 anos em construção."

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, um dos políticos no mundo mais pró-LGBT, comemorou o artigo do prefeito e escreveu: “Palavras corajosas que com certeza inspirarão os cidadãos de Ottawa - e todos os canadenses - a se sentirem livres para serem eles mesmos. Obrigado por compartilhar sua história conosco, Jim."


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.