Peru determina que impedir trans de votar dá até 3 anos de cadeia

País escolherá presidente e parlamentares federais em 11 de abril

Publicado em 14/03/2021
peru trans eleição 2021 transexuais
Caso documento de identificação não tenha sido retificado, deve-se chamar trans pelo sobrenome

Para garantir a pessoas trans o direito de voto nas eleições gerais no Peru em 11 de abril, a Justiça do país emitiu orientações sobre a forma correta de tratar o segmento e decidiu que descumprimento à regra pode dar até três anos de prisão. 

Curta o Guia Gay no Instagram

O Escritório Nacional de Processos Eleitorais fez protocolo específico com determinações tal como chamar o indivíduo trans não pelo nome que esteja no documento apresentado para votação, mas sim pelo sobrenome caso haja discordância entre a aparência da pessoa e o registro legal.  

A decisão também lembra que casos de discriminação devem ser denunciados a autoridades competentes que estarão em cada centro de votação e que a penalidade a quem descumprir a norma varia entre seis meses e três anos.

A punição vem da lei eleitoral do país e abarca todo tipo de impedimento de voto. Com a normativa atual, fica claro que não respeitar a identidade de gênero inclui-se nos casos passíveis de reclusão. 

Desde 2016, pessoas trans podem fazer retificação de documentos. A norma visa atender aquelas que não passaram por esse processo. 

O escritório também obrigou feitura de treinamento contra discriminação por orientação sexual e identidade de gênero para quem for trabalhar nas seções eleitorais.

Mais de 25 milhões de habitantes vão participar das eleições para escolha de presidente da República, dos vice-presidentes, de 130 congressistas federais e cinco integrantes do Parlamento Andino. 

Esse órgão integra a Comunidade Andina, que reúne Peru, Colômbia, Equador e Bolívia.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.