Patinadora trans de 12 anos muda nome e gênero na certidão

No Instagram, Maria Joaquina celebrou sua conquista

Publicado em 19/09/2020
Maria Joaquina: patinadora transexual muda nome na certidão de nascimento
Maria Joaquina comemorou decisão mostrando novo documento

A patinadora Maria Joaquina, de 12 anos, comemorou, em seu Instagram, a refiticação de seu nome na certidão de nascimento.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Transexual, a esportista escreveu junto à imagem do documento: "Hoje tenho meu verdadeiro nome na certidão de nascimento. Isso não muda quem eu sou. Serei sempre Maria."

E continuou: "Mas isto vai mudar para sempre como as pessoas que olham primeiro meu documento me reconhecem na vida. Estou muito feliz FELIZ!"

Em agosto, Maria Joaquina Cavalcanti Reikda conquistou na Justiça o direito de mudar nome e gênero em seus documentos.

Maria Joaquina foi adotada anos atrás junto com seus dois irmãos pelo casal Gustavo Uchoa Cavalcanti e Cleber Reikdal. Foi o casal que fez o pedido na Justiça para a retificação de nome e gênero da adolescente.

Em abril de 2019, então com 12 anos, Maria Joaquina foi proibida de competir no Campeonato Sul-Americano de Patinação Artística. 

Ela ficou em segundo lugar no campeonato brasileiro, o que lhe garantiu vaga para a disputa internacional. Proibida por ser transgênero, Maria Joaquina recebeu liminar favorável do Tribunal de Justiça de São Paulo, que foi derrubada depois por um recurso apresentado pela Confederação Sul-Americana de Patinação Artística.

À época, a confederação alegou que as inscrições dos atletas são baseadas no sexo de nascimento, cujos documentos de identidade confirmem a que categoria pertencem.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.