Parada Mundial será realizada nos EUA em 2025 e na Holanda em 2026

Washington e Amsterdam venceram disputa feita dentro da Interpride, rede mundial de marchas LGBT

Publicado em 05/11/2022
Amsterdam gay pride
Parada holandesa vetará uso de balões e fará urina transforma-se em adubo para plantas

Decidido onde LGBT de todo o globo poderão se reunir para celebrar o orgulho em 2025 e 2026. A capital norte-americana, Washington, será a sede da Parada Mundial (conhecida como World Pride) no primeiro ano. Amsterdã, na Holanda, no segundo. 

Curta o Guia Gay no Instagram

As escolhas foram feitas nesta semana pelas entidades filiadas à Interpride, rede planetária de marchas arco-íris. A entidade reuniu-se entre 27 e 30 de outubro em Guadalajara, no México. A votação ocorreu via on-line entre o fim da reunião e 2 de novembro. 

A opção por Washington veio depois de a cidade de Kaohsiung, em Taiwan, ter ganho o direito de sediar o evento na disputa com a localidade dos Estados Unidos e desistido. 

Com esse cenário, foi determinado que as paradas deveriam votar se não haveria o evento em 2025 ou se a cidade da América do Norte poderia realizá-lo. 

Do total de votantes, 74% votaram a favor de Washington, 19% ficaram com a outra opção e 7% se abstiveram. A organização será da The Capital Pride Alliance (CPA).

Já para o evento de 2026, duas organizações concorriam. A Pride Amsterdam, da Holanda, e a Come Out With Pride, de Orlando, nos Estados Unidos.

A  primeira venceu por 59% dos votos. A entidade americana teve 37%. Quatro por cento se abstiveram. 

A candidatura holandesa baseou-se, dentre outras defesas, no fato de a capital ter voos diretos a vários países do mundo, e de, em 2026, celebrarem os 25 anos da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país, o primeiro no mundo a reconhecer esse direito. 

A programação irá de 25 de julho a 8 de agosto de 2026 e incluirá a Conferência Internacional Bissexual, paradas nos canais, conferência de direitos humanos e disputas esportivas. 

O respeito ao meio ambiente será uma marca. Não se utilizarão balões e toda urina recolhida nos banheiros químicos será transformada em substância para adubar plantas. 

A próxima Parada Mundial será realizada de 17 de fevereiro a 5 de março do ano que vem, em Sydney, na Austrália.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.