Morre Jane di Castro, ícone trans dos palcos do Brasil

Atriz, de 73 anos, fez história e deixou legado ao País

Publicado em 23/10/2020
Morre Jane di Castro, ícone transexual e travesti do Brasil
Jane estreou nos palcos em 1966 e nunca mais parou

Morreu nesta sexta-feira 23, no Rio de Janeiro, a atriz Jane di Castro.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

A artista tinha 73 anos e lutava contra um câncer de fígado.

Mais
>>> Famosos lamentam morte de Jane di Castro
>>> Jane di Castro: Jornal Nacional é acusado de transfobia

Jane foi uma das artistas trans pioneiras dos palcos brasileiros. Ela começou a se apresentar em 1966 no Teatro Dulcina, no Rio. 

Com Rogéria e Ney Latorraca, foi dirigida por Bibi Ferreira no espetáculo Gay Fantasy.

Em 2004, estrelou no Teatro Rival, também na capital fluminense, o espetáculo Divinas Divas, ao lado novamente de Rogéria, Divina Valéria, Camille K, Eloína dos Leopardos, Marquesa, Brigitte de Búzios e Fujika de Halliday.

O musical foi revivido em 2016 no documentário de mesmo nome dirigido por Leandra Leal. O filme relembra a trajetória dessas oito artistas trans, travestis e transformistas.

Em 2014, Jane formalizou união com Otávio Bonfim, companheiro com quem vivia há 47 anos. Ele a deixou viúva em 2018, vítima de câncer.

Em 2017, a atriz fez participação na novela A Força do Querer, da TV Globo, atualmente reprisada pela emissora.

Desde 2001, além da carreira artística, Jane também comandava seu salão de cabeleireiros no Rio.

Integrante e ex-presidente do Grupo Arco-Íris, uma das maiores entidades LGBT do Rio de Janeiro, Claudio Nascimento lamentou a morte da atriz.

"Eu e Jane tínhamos uma forte amizade, desde o fim dos anos 80. Sempre esteve comprometida com as nossas lutas por direitos. É a grande diva da Parado do Orgulho LGBTI do Rio de Janeiro e integrante do Conselho Consultivo do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI", escreveu nas redes sociais.

"Jane deixa um enorme legado artístico que nossa comunidade precisará valorizar e divulgar. Jane é a diva militante de nossas lutas. Nós te amamos muito!"


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.