Modelo relata homofobia em concurso de beleza masculina

William Sousa afirma que coordenador da disputa teria dito a ele que 'público não aceita gay'

Publicado em 10/06/2021
willism sousa concurso de mister gay
Modelo denuncia que organização da disputa orientou candidatos a tirar fotos de namorados das redes sociais

Mister Taubaté 2021, William Sousa denunciou episódios de homofobia vividos durante participação do concurso Mister São Paulo CNB.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Um dia após a disputa, realizada no sábado 5 em São José do Rio Preto, interior paulista, o modelo e influenciador afirma que foi chamado para uma conversa informal com o coordenador do concurso, André Cruz.

No papo, André teria dito que William "tinha tudo para ganhar" e citou o fato dele ser gay como um dos motivos por ter sido derrotado.

Ele falou assim: 'William, eu vou te falar uma coisa. [...] O mister tem que ser homem, sabe por quê? O público não aceita gay. Os jurados não aceitam gays. E você que tem trejeitos. [...] Para você ser mister tem que ser pegador, tem que ser homem', começou a falar nesses termos", contou William ao UOL.

"Isso mexeu muito comigo. Quem é homossexual, quando sofre preconceito, é uma coisa muito difícil da gente lidar psicologicamente. Eu voltei chorando muito [para casa]", declarou o modelo, que abriu boletim de ocorrência contra o coordenador.

O modelo também afirma que nas semanas anteriores à disputa, ele e outros candidatos gays foram orientados a tirar imagens de seus namorados ou maridos das redes sociais.

"[Pediram para] Evitar ficar mostrando que a gente era gay nas redes sociais, porque 'o concurso não gostava'. Eu tive que ir sem aliança de casamento, fingir que era solteiro."

Outro candidato, que pediu para não ser identificado, confirmou à reportagem pedidos para excluir fotos de relacionamentos gays "ou situações em que parecesse gay, pois alguns fãs poderiam julgar e não gostar".

André Cruz nega que tenha feito os comentários a William. "Eu sou gay, jamais teria isso. Essa edição foi a que mais teve candidatos gays no concurso [...] Tem dois misters São Paulo gays, jamais a gente ia a rotular a homossexualidade."

O coordenador alega que passou apenas informações sobre conduta, postura e ética. "Pelo contrário, mister não tem que ser pegador, ele pode pegar quem ele quiser, mas só para ele, não outras pessoas. O mister é um exemplo de pessoa para a sociedade, de atitude, de fazer o bem."

"A única coisa que eu comentei foi algumas [fotos] com posições que são um pouco vulgarizadas, poses, para serem retiradas da rede social, mas não de relacionamento", diz.

A disputa teve 19 candidatos e foi vencida pelo Mister Barretos, Renato Jacob.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.