Lituânia: deputado gay fez campanha como drag e mira revolução

Com carreira política ascendente, Tomas Vytautas Raskevicius está otimista para aprovar união civil entre pessoas do mesmo sexo

Publicado em 01/01/2021
deputado gay lituânia
Ele está otimista por ter compromisso de parte do parlamento de colocar a proposta em análise até março

Tem uma revolução arco-íris ocorrendo na Lituânia. E o provocador tem nome: Tomas Vytautas Raskevicius

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Em 2019, ele foi eleito o primeiro vereador abertamente da comunidade LGBT na capital, Vilnius. 

Em outubro do ano passado, foi além e, com campanha como drag queen, tornou-se o primeiro deputado "arco-íris" do país. Agora, ele quer fazer mais história! 

O objetivo de Tomas é colocar em votação, até março, projeto de lei de união civil entre pessoas do mesmo sexo. Ele afirmou à agência de notícias Reuters saber que o país não aprovaria o casamento. 

Ele está otimista por ter compromisso de parte do parlamento de colocar a proposta em análise. Agora, ele se dedica a fazer as costuras políticas para conseguir o placar necessário. 

O desafio é grande. O país europeu faz fronteira com a Polônia, onde há cidades que se declaram zonas livres de LGBT. A influência da homofóbica Rússia também é grande. 

Tanto é que na Lituânia, com 2,8 milhões de habitantes, é crime difundir informações positivas sobre orientação sexual e identidade de gênero.

A legislação é igual à russa: considera essa atitude "propaganda gay", o que seria ofensiva a crianças.

A situação na terra natal de Tomas, de toda forma, tem avançado. Hoje, o país penaliza a discriminação contra LGBT e, desde 1993, legalizou o sexo entre dois homens. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.