LGBT criticam Nicolás Maduro por falta de apoio a casamento gay

Mandatário afirmou que tema não é prioridade do governo dele. Venezuela debate nova constituição

Publicado em 20/02/2021
nicolas maduro lgbt casamento
Nicolás tem muita influência no Poder Legislativo. Palavra favorável dele teria grande influência para aprovação

O movimento LGBT na Venezuela luta para que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seja legal no país. E não poderá contar com o presidente Nicolás Maduro. 

Curta o Guia Gay no Instagram

A entidade AC Venezuela, uma das mais importantes do vizinho brasileiro, criticou falta de compromisso do mandatário com o debate no Congresso Nacional para o reconhecimento daquele direito. 

Mais
>>> Nicolás Maduro dá sinal verde para união civil gay na Venezuela

A oportunidade para avanços nos direitos LGBT está aberta já que funciona atualmente assembleia de feitura da nova constituição. A oposição de políticos religiosos às demandas arco-íris é grande. 

ac venezuela lgbt
Ativistas da AC Venezuela estão em movimentação para que Assembleia Constituinte reconheça direito à união homo

Em pronunciamento nesta semana, Nicolás frustrou o ativismo arco-íris tanto por não querer se envolver no debate quanto ter dito que esse ponto não é importante para o governo. 

"Em relação ao matrimônio igualitário, trata-se de algo de responsabilidade da Assembleia Nacional. E não está na nossa [governo federal] agenda prioritária."

A ONG ativista foi direta na crítica à fala.

"Para o presidente, não é prioridade a violência por ódio da qual também são responsáveis deputados evangélicos, nem que os mais de 3 milhões de pessoas venezuelanas LGBTI sejam vulnerabilizadas em dignidade e direitos Suas palavras são, enfim, mensagem de ódio."

A influência do presidente no Poder Legislativo é muito grande. O posicionamento dele a favor do casamento homo ajudaria muito o debate e até a aprovação, analisam ativistas. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.