Guia Gay Guia Gay Floripa

LGB são 1,9% da população do Brasil, diz IBGE

Pesquisa mostra número de gays, lésbicas e bissexuais no País pela primeira vez

Publicado em 25/05/2022
Gays, lésbicas e bissexuais: pesquisa do IBGE
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, pela primeira vez, levantamento com número de gays, lésbicas e bissexuais no País.

Curta o Guia Gay no Instagram

Esse grupo soma, segundo a pesquisa, 2,9 milhões de pessoas, o que corresponde a 1,9% da população brasileira.

Deste total de 2,9 milhões, 1,8 milhão (1,2%) se declaram gays ou lésbicas e 1,1 milhão (0,7%) disseram ser bissexuais.

Dentre os homens deste grupo, 1,4% disse ser gay e 0,5%, bissexual. Dentre as mulheres, 0,9% declarou-se lésbica e 0,8%, bissexual.

Heterossexuais somam 150,8 milhões de pessoas, o que equivale a 94,8% da população.

Aos pesquisadores, 1,7 milhão de pessoas (1,1%) disse não saber responder à questão e outros 3,6 milhões (2,3%) recusaram-se a responder.

Uma minoria, cerca de 100 mil (0,1%) disse se identificar com outras orientações - destas, a maior parte respondeu pansexual (que é sinônimo de bissexual) e assexual.

Foi a primeira vez que a pergunta "Qual é a sua orientação sexual?" foi feita pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Ao todo, foram visitados 108.525 domicílios e realizadas 94.114 entrevistas em 2019. Os dados representam 159,2 milhões de brasileiros.

Por segmentos, número de homo e bissexuais é maior na faixa de 18 a 24 anos (4,8%), dentre quem tem renda alta (3,5%), nível superior (3,2%) e na região Sudeste (2,1%). O Nordeste é a região com menor número de LGB (1,5%).

Analista da PNS, Nayara Gomes ressaltou que este número de LGB diz respeito àqueles que se sentiram à vontade para falar sobre sua orientação sexual com o pesquisador.

"A gente não está afirmando que existem 2,9 milhões de homossexuais ou bissexuais no Brasil. A gente está afirmando que 2,9 milhões de homossexuais e bissexuais se sentiram confortáveis para se autoidentificar ao IBGE como tal", disse Nayara, segundo a Agência Brasil.

Coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira ressaltou que é um tema que vem de uma demanda forte "de tornar estatisticamente visível essa população para a sociedade. É tema bastante relevante e também delicado".

Sobre transexuais, o IBGE informa que estuda metodologia para incluir questão sobre identidade de gênero em próximas pesquisas.


Guiya EditoraGuia Gay Guia Gay São PauloGuia Gay Guia Gay BrasiliaGuia Gay Guia Gay SalvadorGuia Gay Guia Gay BH
Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.