Justiça condena Globo e Drauzio Varella por entrevista com trans

Juíza determinou pagamento de R$ 150 mil a pai de criança assassinada por Suzi Oliveira

Publicado em 22/06/2021
trans drauzio varella globo
Entrevista foi ao ar em março de 2020. Para Justiça TV Globo errou ao não deixar claro o crime de Suzi

O médico Drauzio Varella e a TV Globo foram condenados a indenizar o pai do menino morto pela detenta Suzi Oliveira, que é trans.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

A juíza Regina de Oliveira Marques, do Tribunal de Justiça de São Paulo, determinou pagamento de R$ 150 mil ao homem.

O caso repercutiu bastante em março de 2020. Em reportagem em penitenciária, no Fantástico, Drauzio abraçou a detenta, após ela dizer que não recebia visita há oito anos.

Telespectadores se comoveram com a cena e muitos enviaram cartas a Suzi prestando-lhe apoio moral. O fato dela ser transexual despertou ainda mais comiseração no público.

A última fala de Drauzio a ela ("Solidão, né, minha filha?") virou meme na internet.

Uma semana depois, no entanto, descobriu-se que Suzi cumpria pena por ter estuprado e matado um menino de oito anos, vizinho seu, na capital paulista.

O médico, então, gravou vídeo se desculpando com a família do menino e com o público.

Na ação, o pai do garoto afirma que após a transmissão da matéria, Suzi recebeu "piedade social" enquanto ele sofreu novo abalo psicológico por ter revivido o episódio.

Segundo o Metrópoles, a juíza entendeu que a reportagem foi negligente ao não ter tido o "discernimento de procurar conhecer os crimes cometidos por seus entrevistados", e que o conteúdo causou "desassossego do autor e situação aflitiva com implicação psíquica".

"Qualquer expectador foi induzido erroneamente a acreditar que os entrevistados seriam meras vítimas sociais, devendo ser ressaltado que, mesmo se tratando os entrevistados de autores de crimes contra o patrimônio e sua sexualidade, não implicaria em serem assim tratados, já que perniciosos à sociedade como um todo."

Ainda cabe recurso.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.