Istambul: polícia joga gás lacrimogêneo para impedir parada LGBT

Evento é proibido na capital turca desde 2015. Houve 20 prisões, inclusive de jornalista

Publicado em 28/06/2021
istambul parada lgbt gay
LGBT desafiaram governo municipal e policiais para fazer evento na região da Praça Taksim

LGBT desafiaram proibição de autoridades municipais e saíram às ruas para realizar marcha LGBT no sábado 26. A polícia jogou gás lacrimogêneo na multidão. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

De acordo com informações, houve 20 detidos, inclusive um jornalista. Houve tentativa de fazer o ato na parte asiática da cidade, mas o governo da região não permitiu. O mesmo ocorreu do lado europeu, onde ativistas se reuniram ontem. 

Oficialmente, a proibição foi feita por conta de "indivisilidade do Estado, moralidade pública e prevenção à covid-19". O veto ocorre desde 2015. Mesmo assim, a cada ano LGBT, saem às ruas.

A repressão contra o evento ocorreu na região da conhecida Praça Taksim. As pessoas caminhavam pela avenida de pedestres Istiklal.

Também foi tentado fazer piquenique no parque Maçka, mas a polícia atacou quem participava, diz o site Bianet

A falta de direitos para LGBT na Turquia é denunciada em fóruns internacionais e tem reprimenda forte de governos de países da Europa ocidental e da Comunidade Europeia. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.