ELEIÇÕES 2020
Informações para você e a comunidade LGBT votarem de forma consciente

Histórico! São Paulo elege 4 GBT para Câmara Municipal em 2020

As candidaturas vencedoras foram as de Erika Hilton e Luana Alves (Psol), Fernando Holiday (Patriota) e Thammy Miranda (PP)

Publicado em 16/11/2020
fernando holiday erika hilton thammy miranda luana alvez lgbt são paulo
Acima: Luana Alves e Fernando Holiday. Abaixo: Erika Hilton e Thammy Mirada. Recorde arco-íris

Eleições históricas e em arco-íris! São Paulo chegou a marcas inéditas em eleição de LGBT para a Câmara Municipal. Nesse domingo 15 de novembro, quatro GBT conseguiram vaga para o mandato que começa em 2021: Thammy Miranda, Fernando Holiday, Erika Hilton e Luana Alves. 

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

No que diz respeito a quantidade, é recorde! O legislativo local tinha apenas uma pessoa LGBT, o conservador Fernando Holiday (Patriota), que foi reeleito agora com 67.671 votos, quinto vereador mais votado da cidade.

Holiday foi o primeiro gay assumido a vencer uma eleição para o cargo, em 2016 e fez mandato com atuação contrária às demandas do movimento LGBT.

O fato de nunca uma pessoa trans ter ganho assento na Câmara Municipal ficou para trás. E de forma contudente: dois indivíduos trans venceram. 

A trans Erika Hilton (Psol) teve vitória maiúscula. Ao receber 50.477 votos, ficou como a sexta candidatura com mais adesão e a mulher mais votada no ranking geral e a primeira do Psol. 

Em live, a política, que se define como feminista e antirracista, falou da conquista. 

"Eu faço parte de uma história que não começa nem termina agora. Obrigada a todas as pessoas que acreditaram que é possível transformar a política. Obrigada a todas pessoas que fizeram essa campanha ser possível."

Outro nome trans é de Thammy Miranda, filho de Gretchen, que obteve 43.297 votos e vai representar o PL no Legislativo, partido de centro-direita. Essa foi sua segunda tentativa de eleição para a Câmara. Em 2016, ficou como suplente. 

Poucos meses antes da votação, ganhou projeção nacional o ataque feito pelo pastor Silas Malafaia contra ele. O foco da crítica era a marca Natura ter feito campanha com o ator para o Dia dos Pais. 

No Twitter, Thammy fez agradecimentos e falou do caminho difícil  

Outra marca obtida pelo trio foi o fato de estarem dentre as 10 candidaturas com mais votos. 

Também muito bem colocada (em 14º), com 37.529 votos, Luana Alves vai fazer parte da representação do Psol na câmara.

Bissexual, ela é negra, feminista, psicóloga e com especialização em saúde coletiva e atenção primária. A defesa do Sistema Único de Saúde está dentre suas bandeiras principais. 

Covereança
Houve também arco-íris em candidaturas coletivas como covereança. Oficialmente, elas não possuírão nenhum registro como legisladoras. 

São elas: Debóra Dias, lésbica, e a trans Samara Sósthenes, da Bancada Quilombo Periférico, e a travesti Carolina Iara, na Bancada Feminista. Todas do Psol. 

Mais resultados
Veja quantos votos conquistaram outros candidatos LGBT à Câmara: De Lucca (PT), com 6.315 votos; Raquel Marques (Rede), 4.701 votos; Pedro Melo (Cidadania), 4.064 votos; Diego Hypolito (PSB), 3.783 votos; Pavinatto (Patriota), 3.296 votos; Alessa (Psol), 1.745 votos; Todd (PDT), 1.720 votos; Gabriella Bueno (PSDB), 1.518; Nenem (Pros), 826 votos; Reverenda Alexya Salvador (Psol), 814 votos; Fabio Arruda (PSL), 809 votos; Renata Peron (Podemos), 678 votos; Agripino Magalhães (PSB), 607 votos; Marcus Paixão (Novo), 439 votos; Fabiano Gurgel (PSB), 408 votos; Shirlei Moura (PSB), 337 votos; e Gabriela Perini (PDT), 175 votos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.