'Grito de guerra' LGBT em escola faz coordenadora ser afastada

Vereadores encaminharam ofício à Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso pedindo providências

Publicado em 16/09/2023
Escola em Juína, Mato Grosso, afasta coordenadora após palestra sobre LGBT
Segundo ex-coordenadora, palestra foi um pedido do grêmio estudantil

A coordenadora de uma escola no Mato Grosso foi afastada após viralizar um vídeo que continha um "grito de guerra" LGBT durante uma palestra para os estudantes.

Curta o Guia Gay no Instagram

A palestra sobre direitos LGBT foi realizada na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, em Juína (a 775 km de Cuiabá), na segunda-feira 11.

No trecho que viralizou, um dos palestrantes, Pedro Dias, grita: "As héteros, as gays, as bi, as trans e as sapatão tão todas organizadas pra fazer revolução".

No grito original, que é famoso em manifestações LGBT nas ruas, não há o termo "hétero".

A Câmara de Vereadores da cidade enviou um ofício ao secretário Estadual de Educação, Alan Porto, pedindo afastamento de toda a equipe gestora do colégio.

"Por mais que se reconheça a enorme importância do debate acerca do respeito à diversidade, notadamente para se lançar luz ao preconceito enfrentado no dia a dia pela população LGBTQIAPN+ em nosso país, fato é que tal ideal não pode ser desvirtuado no âmbito escolar, o qual deve ser neutro de interferências ideológicas e políticas, preceito esse não observado no curso da referida palestra, a demandar a tomada de providências para que tal ato não possa ser repetido", diz trecho do documento assinado por 11 dos 13 vereadores.

Segundo o site JuínaNews, a secretaria afastou apenas a coordenadora, Rojania Queiróz Corsi e abriu procedimento para investigar o caso.

À publicação, a agora ex-coordenadora explicou que a palestra foi um pedido do grêmio estudantil e que Dias foi orientado a fazer uma apresentação informativa sobre combate à homofobia, tema amparado na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

 

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.