Governador do RS, Eduardo Leite se assume gay: 'Tenho orgulho disso'

Político gaúcho é o primeiro chefe de Poder Executivo de um Estado a se assumir homossexual no Brasil

Publicado em 02/07/2021
eduardo leite gay governador rio grande do sul
Declaração foi dada a Pedro Bial em entrevista que vai ao ar hoje

Eduardo Leite (PSDB) deu um passo histórico: ele se tornou o primeiro governador brasileiro assumidamente homossexual.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

No Conversa com Bial, da TV Globo, que vai ao ar nesta quinta-feira 1º, o governador do Rio Grande do Sul fala pela primeira vez em público de sua orientação sexual.

Mais
>>> Eduardo Leite processa Roberto Jefferson por homofobia
>>> Roberto Jefferson ataca Eduardo Leite: 'Coisa de viado'

"Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser", explicou.

Mais
>>> Políticos parabenizam Eduardo Leite por ter se declarado gay

Nas palavras do governador, "nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é, pra que se fique claro e não tenha nada a esconder".

Mais
>>> Conheça o namorado de Eduardo Leite: pediatra Thalis Bolzan

Na sequência, ele diz: "Eu sou gay. Eu sou gay. E e sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso."

A declaração de Eduardo Leite tem peso ainda maior se levarmos em conta de que ele é pré-candidato à Presidência da República pelo seu partido. O governador de São Paulo, João Doria, é um dos nomes que devem disputar as prévias do PSDB pela indicação.

 

 

Eduardo Leite é natural de Pelotas, tem 36 anos e é formado em Direito. Ele foi eleito vereador de sua cidade em 2008 e prefeito em 2012. Em 2018, venceu, no segundo turno, o governador José Ivo Sartori (MDB) que tentava a reeleição, e se tornou governador do Rio Grande do Sul com 3,1 milhões de votos.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.