Floripa tem abrigo para transexuais: Casa Transcender

Projeto já chegou a acolher 10 pessoas e possui foco em quem passa por extrema necessidade

Publicado em 09/07/2021
lirous kyo fonseca ávila adeh floripa casa transcender
Lirous (esq.) e voluntariado recebem doação de roupas

Florianópolis conta com sua primeira casa de acolhimento de pessoas transexuais, travestis e não-binárias.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

O projeto, chamado Coletivo Casa Transcender, recebe apenas quem esteja em vulnerabilidade extrema -  ou seja, sem ninguém que possa dar acolhida, dentre outros critérios.

"A permanência da pessoa na casa é motivada por diversos fatores como estar estudando, trabalhando ou buscando emprego ativamente, auxiliando nos projetos da casa, na sua manutenção e na limpeza", explica a ativista Lirous K'yo Fonseca Ávila, da Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (Adeh) e que está à frente do projeto.

A pessoa tem asilo até o momento em que tiver recursos para custear dormitório ou local próprios.

Ao Guia Gay Floripa, Lirous contou que o projeto começou em janeiro e que o local, no Itacorubi, já chegou a ter oito pessoas abrigadas ao mesmo tempo.

"Hoje a casa conta com menos pessoas e dando suporte para as demais que já não estão na casa, que conseguiram alugar outros espaços. Temos pelo menos 10 pessoas assistidas sendo moradoras diretas ou não", explicou a ativista.

A criação e manutenção do espaço é totalmente voluntária e sem ajuda de nenhum órgão público.

A organização se reserva o direito de escolher quem será abrigado e avisa que há normas a serem cumpridas.

"A casa possui regras de entrada, convivência e saída e a garantia da permanência das pessoas se dá no cumprimento dessas regras. Essas regras são importantíssimas para o convívio, manutenção e administração do espaço."

Quem quiser ajudar pode contatar Lirous pelo Instagram (@lirouskyo) ou apoiar a casa pela campanha em site colaborativo clicando aqui.

"Aceitamos doações de roupas, alimentos, ideias e serviços que possam contribuir para o crescimento da casa", finaliza.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.