Delegada se nega a atender trans não operadas e é alvo de denúncia

Titular de delegacia voltada a mulher em Cuiabá se justifica afirmando que segue determinação por sexo, não por gênero

Publicado em 23/09/2020
Delegada de Cuiabá é denunciada por transfobia
Delegacia Especializada em Defesa da Mulher em Cuiabá. Foto:Ascom-MT

Uma delegada de Mato Grosso foi alvo de denúncia no Ministério Público do Estado (MP-MT) por transfobia.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

Titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá, Jozirlethe Criveletto se nega a registrar boletins de ocorrência de mulheres trans que não passaram pela cirurgia de redesignação sexual.

Em julho, a delegada se justificou à Ouvidoria afirmando que a lei que criou a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher se refere claramente ao sexo feminino. Por este motivo, Jozirlethe argumenta que a unidade realiza atendimento às mulheres trans que já passaram pela cirurgia e aos homens trans.

"Portanto, quando consideramos gênero, assiste razão a denunciante em se acreditar que mulheres trans (identidade de gênero) poderiam ser atendidas na unidade. Entretanto, realmente não atendemos em cumprimento à Lei de criação da Especializada que bem define A NOSSA ATRIBUIÇÃO A PARTIR DO SEXO, e não da identidade de gênero. Assim é que atendemos todas as transexuais que efetivaram a mudança de sexo, bem como atendemos aos HOMENS TRANSEXUAIS, os quais mesmo não tendo a identidade de gênero como mulher, são do sexo FEMININO", diz trecho da argumentação da delegada, segundo o Jornal Estadão Mato Grosso.

De acordo com a denúncia, feita em agosto pela ativista trans Daniella Veyga, a dificuldade das mulheres trans vítimas de violência doméstica em registrar ocorrência se dá somente no plantão da titular da delegacia.

A denúncia agora é analisada por três promotores do Ministério Público.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.