Ana Apocalypse: trans de 62 anos faz sucesso com 'antes e depois'

Motorista conta que novela 'A Força do Querer' foi o sinal que faltava para mudança na sua vida

Publicado em 25/06/2020
ana carolina apocalypse transexual 62 anos
Imagem de 2016 confrontada com uma recente de Ana viralizou nas redes

Muitas mulheres transexuais não gostam de publicar imagens suas com aparência masculina antes da transição. Mas foi justamente fazendo um "antes e depois" que Ana Carolina Apocalypse viralizou nas redes.

Curta o Guia Gay Floripa no Facebook

A motorista de 62 anos fez a transição tardialmente, em 2019, e passou a mostrar nas redes sociais, com orgulho, fotos de momentos distintos de sua trajetória.

Mais
>>> Homem se assume gay aos 90 anos e dá conselho

Ao E+, Ana conta que sempre soube que era uma menina, mas o preconceito e a falta de informação sobre transexualidade adiaram esse desabrochar.

"Se eu tivesse me assumido antes, eu poderia nem estar viva. Eu fiquei introspectiva, foi necessário para a minha sobrevivência", explicou.

O "turning point" da sua vida foi a novela A Força do Querer, de 2017. Na trama de Glória Perez, Ivana (Carol Duarte) descobre-se transexual e perto do fim da história reconhece-se como Ivan.

"Aquilo foi o estopim. Eu nunca participei de comunidade LGBT, eu não tinha informação. Quando eu vi aquilo, eu percebi, aí eu procurei uma psiquiatra”, revela Ana.

Transexual idosa, Ana Carolina Apocalypse faz sucesso no Twitter

A motorista, então, passou a ter acompanhamento profissional em programa do Sistema Único de Saúde (SUS) e a fazer terapia hormonal, colocou implantes de silicone nos seios e adotou nome social. Sobre a cirurgia de redesignação sexual, ela diz que ainda não é o momento.

Neste processo, Ana diz que perdeu amigos por causa do preconceito e que ainda precisa lidar com muitas pessoas a tratando como "senhor".

"Não é uma mudança que eu tive porque fiquei velha. As pessoas às vezes não entendem”, lamenta.

"Eu converso com muita gente, muito triste, porque não conseguem ter a coragem que eu tenho. Eu imagino, por causa da homofobia."

Sobre as postagens no Twitter, que chegam a ter até 300 mil curtidas, Ana conta que começou há pouco tempo e que se surpreendeu com a simpatia das pessoas.

"Quando eu achei que era a hora certa, eu comecei a fazer as postagens e dar a cara a tapa. Eu me senti muito segura, eu sabia o que viria pela frente."

Após a popularidade adquirida, ela não faz planos. "Eu sou assim, vamos dançar de acordo com a música. Para mim querer ser alguma coisa, eu tenho que deixar acontecer. Eu não sei o que vai acontecer. Eu tenho sonhos sim, mas eles são particulares."

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.