Aretuza Lovi é envolvida em polêmico evento do governo Lula

Reportagem da Band tenta fazer associação entre a drag queen e o Ministério da Saúde

Publicado em 07/10/2023
Aretuza Lovi
Canção da artista foi usada em performance criticada nas redes sociais

Atualizado às 11h35 de 06/10/23

Aretuza Lovi teve seu nome envolvido na polêmica apresentação realizada em evento promovido pelo Ministério da Saúde, na quinta-feira 5.

Curta o Guia Gay no Instagram

A performance de uma dançarina sensualizando no palco, com fio dental à mostra, repercutiu negativamente nas redes sociais e ganhou críticas até do próprio governo Lula.

A apresentação foi ao som de uma música que repete o termo "bate cu". Vários sites de notícias afirmaram que se tratava da canção Batcu, lançada pela drag queen junto a Valesca Popozuda, em 2018. Ao Guia Gay, a cantora informou que não é a mesma canção.

Aretuza nada tem a ver com o evento, mas seu nome foi reverberado pela imprensa.

Reportagem do site da Band tentou fazer conexão da drag queen com a pasta apontando que Aretuza já participou de uma ação para combater infecções sexualmente transmissíveis, uma década atrás, com financiamento do Ministério da Saúde. 

A publicação fala até de dinheiro - investimentos de R$ 100 mil a R$ 500 mil foram feitos à época em projetos neste segmento. Tal associação pode proporcionar leitura incorreta - em tempos de disseminação de informações fora de contexto - uma vez que críticos do governo questionam quanto foi gasto no evento desta semana.

Nas redes sociais, a artista já é alvo de ofensas por causa da reportagem.

Na noite da sexta-feira 6, Aretuza não abordou o assunto e postou vídeos em aeroporto informando que se apresentaria em Roraima.

O grupo LGBT Pocs Crew também foi relacionado à performance polêmica por usuários no X. Em suas redes, o grupo esclareceu que trata-se de "fake news" de que eles se apresentaram no evento oficial.

A polêmica dança no I Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa) foi criticada por nomes petistas como a deputada federal e presidente do partido, Gleise Hoffmann, e pelo também deputado federal André Janones.

Em comunicado, o Ministério da Saúde lamentou o ocorrido, chamando de "episódio isolado" e que a coreografia "inapropriada" não reflete a política da pasta. O órgão também informou que criará uma curadoria para avaliar as apresentações previamente.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.