A Cidade

Regiões que conservam influência açoriana na arquitetura e na culinária, 42 praias - umas calmas e outras que são símbolo internacional de agito-, dunas, a capital com maior Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil... Bem-vindo à Ilha da Magia! Bem-vindo a Florianópolis! 

Essas e outras características fazem a cidade, que ocupa toda a Ilha de Santa Catarina e tem uma parte no continente, ver sua população, de cerca de 450 mil habitantes (IBGE - 2013), quase triplicar no verão. As estações do ano são bem marcadas e cada uma oferece seu charme. 

As belezas e questões urbanísticas levaram a National Geographic a eleger Floripa como uma das 10 melhores cidades-ilha do mundo.  

Dentre as praias mais conhecidas da ilha estão as de Jurerê Internacional, Jurerê e Canasvieiras (ao norte), Barra da Lagoa, Mole e Joaquina (ao leste) e Campeche e Armação (ao sul). 

Mas não é só! Construções vindas a partir do século XVIII, tal como a Catedral Metropolitana e o Palário Cruz e Sousa, ambos em volta da praça XV de Novembro, a ponte Hercílio Luz - símbolo máximo florianopolitano -, o bairro de Santo Antônio de Lisboa, o Mercado Público e várias fortalezas merecem estar na sua lembrança e nas fotos. 

A cena gay tem como locus o centro da cidade, onde ficam a quase totalidade dos lugares GLS. No verão, há uma deliciosa soma: quando a praia Mole e a região da Lagoa da Conceição e da Barra da Lagoa recebem megaeventos focados no público arco-íris. E turistas de todo Brasil, dos EUA e da Europa batem ponto! 

A fama de destino gay tida por Floripa (praticamente o nome mais utilizado para chamar a cidade Brasil afora) tem fundamento. Nas eleições de 2012, o vereador mais votado foi o assumidamente gay Tiago Silva (PDT), a parada da diversidade (em setembro) é o segundo evento que mais atrai visitantes à cidade, há lei contra homofobia e a Mole figura dentre as praias mais arco-íris do mundo. 

Magia que te faz se apaixonar por Floripa. Milagre nenhum capaz de reverter isso! 

Fotos: Prefeitura Municipal de Florianópolis.



© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.